rss

Quando surgiu, de onde veio, quem inventou, são dúvidas que nunca foram esclarecidas sobre esse jogo. Existem inúmeras lendas sobre a história do Tangram. Dentre elas a mais comentada é que: um monge chinês deu uma tarefa a seu discípulo, pediu que ele fosse percorrer o mundo em busca de ver e relatar todas as belezas do mundo, assim deu para ele um quadrado de porcelana e vários outros objetos, para que pudesse registrar o que encontrasse. Muito descuidado deixou a porcelana cair, essa se dividiu em 7 pedaços em forma de quadrado, paralelogramo e triângulo. Com essas peças ele notou que poderia construir todas as maravilhas do mundo.


Um Tangram possui dois triângulos grandes, três triângulos menores, um paralelogramo e um quadrado. Veja essas figuras destacadas:






Utilizado as peças do tangram podemos formar as figuras abaixo e muitas outras



Nosso planeta está morrendo


Nosso planeta está morrendo porque será? Eu sei,, por causa do desmatamento, poluição do ar, aquecimento global, lixo que ao invés de estarem no lixo estão na rua.
Bueiros entupidos, rios de tanto lixo transbordando, animais morrendo e até animais em cativeiro.
Uso de água sem necessidade e animais sem ter aonde se esconder dos caçadores.
Mas tudo isso tem solução, se todo mundo ajudar.
Quando cortar uma árvore plante duas, em vez de usar combustíveis poluentes, use combustíveis alternativos ou a utilização de carvão com menor teor de enxofre.
Jogar lixo no lixo, deixar animais soltos nas matas.
E economizar água, assim nosso planeta não vai morrer.



Texto redigido pela aluna Catarina Marchini de Barros, do 5º ano A - Professora Claudia



Eles surgem devido à ação das águas da chuva. Parte delas se infiltra pelas áreas mais permeáveis e outra parte escorre pela superfície em direção aos terrenos mais baixos, formando pequenos filetes que, à medida que se juntam, criam fios maiores, pequenos riachos e, finalmente,rios.
A água que se infiltra no solo penetra até as camadas inferiores, formadas de rochas impermeáveis, e lá continua se movimentando subterraneamente conforme a inclinação da camada rochosa. Mais adiante, então, ela retorna à superfície, também alimentando os rios.
Há ainda rios que têm sua origem do derretimento das neves acumuladas no cume das montanhas: é o caso do Amazonas, que, além das águas da chuva, é formado por neve derretida dos picos da cordilheira dos Andes.

Novos afluentes podem aparecer quando, pela ação de terremotos ou vulcões, o relevo de uma paisagem é alterado, surgindo novas elevações ou depressões , e, com elas, caminhos alternativos para água escorrer.

Agora a escola tem um cantinho só para os pais. Aqueles que se preocupam conosco e sempre procuram nos proteger e nos ajudar nos momentos mais complicados...
Ajude a divulgar esse espaço!
Anote o endereço e mostre para os seus pais

www.aprenderler.blogspot.com








Minha Cama
Sérgio Caparelli

Um hipopótamo na banheira
Molha sempre a casa inteira.

A água cai e se espalha
Molha o chão e a toalha.
E o hipopótamo: "Eu não ligo,
Estou lavando o umbigo!"

E lava e nunca sossega:
esfrega, esfrega e esfrega

A orelha, o peito, o nariz
As costas da mão e diz:

Agora vou dormir na lama,
porque é lá a minha cama.




Társio

Eles são animais pequenos com olhos enormes; cada globo ocular tem aproximadamente 16 mm de diâmetro e é tão largo quanto seu cérebro inteiro.
Eles são principalmente insetívoros e capturam os insetos pulando sobre eles.
A gestação dura aproximadamente seis meses e a fêmea dá a luz a um único filhote. Jovens társios já nascem peludos e com os olhos abertos, e são capazes de escalar em seu primeiro dia de nascimento.
Quando enjaulados, társios são conhecidos por ferir ou até mesmo matar indivíduos da sua espécies, devido ao estresse.
O Tarsius tumpara, descrito em 2008, é considerado como “criticamente ameaçado” e está listado entre os 25 primatas mais ameaçados pela Conservação Internacional e pela IUCN/SCC Primate Specialist Group. O governo da Malásia protege os társios por listá-los entre os “animais totalmente protegidos de Sarawak”, o estado malásio em Bornéu, onde eles são comumente achados.